Descubra o poder da Inteligência Emocional

06.12.2019

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

 

A inteligência emocional é um conceito da psicologia, criado pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman. Uma pessoa emocionalmente inteligente é aquela que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. E por que temos tanta dificuldade em controlarmos nossas emoções e sentimentos?

 

 

 

Isso se deve ao fato de que o lado emocional do cérebro funciona mais rápido do que o lado racional e quando estamos agindo no calor da emoção, nosso sistema racional ainda está processando o fato e analisando. A partir do momento que começamos a perceber que somos movidos principalmente pelos sentimentos, é que vemos a importância de entendermos a Inteligência Emocional.

5 PILARES

 

De acordo com Goleman, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:

 

- Autoconhecimento emocional: perceber os próprios sentimentos.

- Controle emocional: capacidade de lidar com esses sentimentos, adequando-os às circunstâncias.

- Automotivação: habilidade de valorizar e potencializar suas virtudes e competências.

- Empatia: capacidade de reconhecer e interpretar de emoções em outras pessoas.

- Construção de relacionamentos interpessoais: habilidade de estabelecer relacionamentos, trocar experiências, respeitar as diferenças e colaborar para a complementariedade das equipes.

BENEFÍCIOS 

 

A inteligência emocional é capaz de trazer uma série de benefícios aos profissionais que decidem desenvolver verdadeiramente essa competência. Dentre os aprendizados mais relevantes estão:

 

 

 

- Gerenciar conflitos e pressões do dia a dia;

- Ter uma comunicação mais transparente e eficiente;

- Evitar discussões e competições desnecessárias;

- Controlar impulsos e canalizar as emoções;

- Persistir diante de obstáculos e desafios;

- Desenvolver e manter relações profissionais, fortalecendo o networking;

- Colaborar para um ambiente de trabalho mais integrado;

- Tomar decisões com clareza, sem influência de sentimentos momentâneos;

- Liderar equipes de forma eficiente, com foco em pessoas e metas.

DICAS PARA SE DESENVOLVER

 

- Observe e analise seu próprio comportamento

Esteja atento para sua própria reação diante de algumas situações. Analise a sua atitude e procure entender como ela impactou o seu dia e suas relações. Mude de atitude sempre que perceber que o resultado foi negativo.

 

- Domine seus impulsos

A impulsividade não é uma boa aliada para a maioria das situações. Então, procure dominar seus impulsos e emoções antes de tomar decisões ou dizer alguma coisa. Tente manter a calma e a razão antes de tudo. Exercícios de respiração e concentração podem ajudar nesse momento.

 

- Aprenda a lidar com as emoções negativas

Não temos apenas bons momentos e bons sentimentos, e quando as emoções negativas (raiva, medo, insegurança, tristeza) acontecem, é preciso dominá-las e não permitir que nos controlem.

 

- Aumente sua autoconfiança

Acredite em seu potencial e em suas habilidades. Acredite que você pode vencer obstáculos e que tem capacidade para superar as dificuldades e os momentos de crise. Faça isso destacando para si mesmo suas qualidades e talentos.

 

- Aprenda a lidar com a pressão

As cobranças surgem de todos os lados e constantemente, por isso, precisamos desenvolver a inteligência emocional e aprender a lidar com a pressão do dia a dia para não deixar que a emoção tome o controle. Tente manter a calma em cada situação e pensar racionalmente. Respire e controle a ansiedade para não deixar-se dominar pelo emoção rápida.

 

- Se expresse

Não deixar a emoção te dominar não é o mesmo que não demonstrá-la. Você deve expor o que sente e expressar sua opinião, porém, deve colocar seu pensamento de maneira racional e equilibrado. O mesmo vale para as emoções pessoais. Fale sobre seu sentimento na relação e expresse o carinho, o amor e a até mesmo a carência.

 

- Desenvolva o sentimento de empatia

Nada melhor para compreender o outro do que colocar-se no lugar dele. Inverter os papéis pode ajudar a ser mais tolerante e compreensivo.

 

- Respeito em todas as relações

Temos necessidades, limitações, direitos e deveres, por isso, é preciso reconhecer nossos erros e acertos para conseguirmos respeitar as falhas e reconhecer as qualidades dos outros. A inteligência emocional é caraterizada também pelo respeito às outras pessoas, pela solidariedade e a valorização dos talentos alheios.

 

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