Você é uma pessoa autorresponsável?

Quando algo dá errado em sua vida, você tende a culpar os outros ou procura em si mesmo as razões para o fracasso, assim como soluções para sair do dessa situação difícil?

Transferir a culpa infelizmente é uma atitude comum, muitas pessoas praticam sem sequer perceber. Tanto na vida pessoal quanto na rotina profissional e, especialmente, quando ocorre algo negativo em nossas vidas.

Veja alguns exemplos de situações comuns de transferência de culpa:

  • “Eu não teria esquecido sobre esse compromisso se as pessoas não me sobrecarregassem tanto com tarefas!”

  • “Eu chego atrasado com frequência por que moro muito longe, e pego muito trânsito até aqui!.”

  • “Mas se você tivesse enviado uma mensagem me lembrando, eu teria trazido o material.”

  • “Eu não sou explosivo demais, as outras pessoas me provocam!”

  • “Eu teria feito o relatório, mas ninguém me enviou o modelo e instruções.”

Perceba que, em nenhuma das situações, transferir a culpa solucionou o problema. Enquanto isso, assumir a responsabilidade pelos aspectos da sua vida talvez pudesse surtir um efeito melhor.

Afinal o que é a autorresponsabilidade?

Autorresponsabilidade é a capacidade de atribuir unicamente para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida.

Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida, mas que exige treino e dedicação. Estamos muito acostumados a transferir a culpa, em especial quando falhamos de alguma maneira. A verdade é que essa é uma posição cômoda, fácil de ser mantida.

Como tudo que é confortável, no entanto, essa não é uma postura construtiva. Ao transferir a culpa, você estará abrindo mão de algo a mais: de controle.

Quando você pratica a autorresponsabilidade, traz para si o controle sobre os eventos da sua vida. Afinal, se você é o responsável pelas situações, você pode mudar os resultados que está conseguindo através das suas ações.

Sem autorresponsabilidade, será impossível mudar a sua vida.

Como conquistar a autorresponsabilidade?

  • Sinta: comece sentindo que de alguma forma você é merecedor de tudo que acontece na sua vida;

  • Você é o responsável: perceba que você é o único responsável pela realização dos seus desejos e ninguém deve satisfazer suas vontades. Assuma sua responsabilidade e comece a colocar em prática aquilo que realizará os seus sonhos;

  • Priorize seu tempo: reveja a maneira como está priorizando o seu tempo. Quanto do seu dia você está dedicando para conquistar seu sonho? Se o seu objetivo é passar em um concurso público e ter sucesso profissional, por exemplo, determine suas metas e as faça acontecer para que seja possível chegar ao seu destino. Caso contrário, suas atitudes e seus esforços dirão o seu futuro.

  • Faça suas próprias escolhas: tudo o que você escolhe para a sua vida irá refletir de alguma forma em suas próximas ações e experiências. Então tenha a ciência de que uma decisão tomada hoje pode trazer benefícios e prejuízos. Independentemente do que for, a responsabilidade é inteiramente sua.

Se ainda assim você achar que está sendo difícil lidar com a autorresponsabilidade, veja algumas sugestões para começar a ter esse tipo de comportamento e conseguir desenvolver esta habilidade:

  • Evite criticar as pessoas. Cale-se e pense que isso não lhe acrescentará em nada;

  • Pare de reclamar de tudo e de todos. Você vive o que permite viver, se algo não lhe agrada, saia da situação;

  • Não se faça de vítima. Seja a pessoa vencedora, seja maior que os seus problemas;

  • Ficar justificando e argumentando os seus erros e tropeços pode não ser a melhor forma de seguir em frente. Aprenda com os seus erros e tome os acontecimentos como uma lição, um aprendizado.

Seja responsável por si mesmo. Admita seus erros e comemore suas vitórias. Tudo depende de você, da forma como vem agindo em relação a sua vida e as pessoas que estão a sua volta. Isso é ser autorresponsável. Sua mente é a fonte de tudo!

Fontes: www.sbcoaching.com.br e www.ibccoaching.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square

ENTRE EM CONTATO

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Endereço: R. Borges Lagoa 508 - São Paulo, SP 040038-000

Contato@cura-te.org.br

Conheça o projeto

Você quer nos ajudar a continuar esta obra?

amigos do Cura-te logo.png
WhatsApp-icone.png

 2016 - Cura-te © Todos os direitos reservados - CNPJ: 31.171.222/0001-09