Qual é a origem do Kriya Yoga?

Essa tradição flui diretamente dos Yoga Siddhas, os perfeitos mestres da Siva Yoga. Kriya Babaji Nagaraj sintetizou sua Kriya Yoga a partir das técnicas ensinadas pelos Siddhas, Agastyar e Boganathar. Babaji iniciou um grande yogi, S. A. A. Ramaiah nessas técnicas em 1954 e 1955, perto de Badrinath no Himalaia.


Em 1983, o yogi Ramaiah deu para Marshall Govindan uma serie intensa condições para cumprir como uma condição para ensinar as 144 Kriyas ou técnicas da Kriya Yoga de Babaji. Govindan vem praticando desde 1983, pelo menos 56 horas por semana sem descanso. Para completar, em 1981 ele completou um ano de retiro de silêncio, sozinho, na costa do Sri Lanka, numa prática de yoga sem interrupções, conhecida como tapas. Ramaiah falou a Govindan que se ele cumprisse essas condições ele seria autorizado a iniciar outros nas 144 kriyas da Kriya Yoga de Babaji. Levou mais três anos para que Govindan cumprisse todas as condições adicionais. Naquele momento Yogiar falou para ele para simplesmente esperar.

Yogiar dizia com freqüência que uma vez que ele trouxesse estudantes para o pé do “Guru”, o seu trabalho com eles estaria terminado. Na noite de natal, 1988, numa série de profundos exercícios espirituais, a mensagem que veio era que Govindan iria deixar o ashram e a organização de seu professor e iria começar a iniciar outros na Kriya Yoga. Daí em diante, a vida de Marshall Govindan se direcionou pela Luz do Guru (com contínua orientação, inspiração, intuição e insight), que se concentrou em “mostrar o caminho para outros”. Começando em 1989, sua vida tomou essa nova direção; portas se abriram automaticamente, e tudo facilitou a nova missão. Govindan começou a dividir a Kriya Yoga com outros, primeiro, em finais de semana, em Montreal, e em 1991, depois da publicação de seu primeiro livro sobre Kriya Yoga, com pessoas do mundo todo. Tem sido uma alegria para ele desde que começou a dividir essa “luz” pessoalmente, essa preciosa arte científica espiritual com mais de 10.000 alunos em mais de 20 países, e a treinar mais de 16 alunos avançados a fazer o mesmo.

Kriya Yoga x Ciência

Já foi provado cientificamente em experiências na Índia e estudos científicos americanos os benefícios da meditação. Durante a prática de Kriya Yoga o coração é desacelerado, com mudanças na medição da pressão e circulação do sangue no corpo humano.


Quais os benefícios da Kriya Yoga?

A prática de Kriya Yoga traz o foco no nosso dia-a-dia, em sintonia com o nosso eu interior, promovendo paz e harmonia em nossos relacionamentos; ajudando mental e emocionalmente as pessoas.Sua prática promove a liberação das tensões e energiza a mente. O resultado é que ficamos mais eficientes ao desempenhar nossas tarefas diárias, além de ficarmos livres da ansiedade e tensão. Estamos constantemente distraídos, estressados.




Na Kriya Yoga se pratica ásanas ou é apenas uma meditação?

Recomenda-se a hatha yoga para energizar o corpo. A Kriya Yoga é mais profundo, praticamos o que chamamos de “mudra” – são posturas que nos ajudam a acordar a energia dentro da espinha dorsal. Na técnica de Kriya chamamos de “maha mudra”, que eleva a energia do centro do cóccix pela espinha até o olho espiritual, despertando a energia dentro de nós.


A Kriya Yoga trabalha com os sete centros na espinha dorsal: o centro do cóccix, sacral, lombar, dorsal, cervical, medular e olho espiritual, e também o despertar do chakra da coroa da cabeça.

A kriya trabalha diretamente os chakras localizados na espinha dorsal e indiretamente com outros. A kriya trabalha com o controle da energia de vida ou de força da vida, prana, principalmente com pranayama, com a inalação e exalação do ar que respiramos, em níveis mais altos.


Há quatro níveis de Kriya Yoga: nível 1, 2,3 e 4. Quando vamos para a kriya nº 2, concentramos nos chakras e acordamos a energia cantando nesses chakras. Nos níveis 3 e 4, cantamos mantras, conectados a diferentes centros na espinha dorsal, um mantra para cada centro.

Como aprender Kriya Yoga?

Para aprender a técnica de Kriya Yoga, primeiro torna-se um estudante, estuda-se as lições e pratica-se técnicas para receber a técnica avançada de Kriya Yoga. Prepara-se durante um ano para receber a Kriya Yoga. Qualquer pessoa pode praticar a Kriya Yoga, quem recebe Kriya Yoga é um kriaban, com permissão da sede central, em Los Angeles.


Ter paz internamente é muito importante: paz na mente, satisfação emocional e claro, consciência da nossa alma, de quem realmente somos. Todas essas técnicas de meditação ajudam a atingir a autorrealização, saber quem nós realmente somos: “simplesmente e profundamente”, diz Parmanahnsa Yogananda em Autobiografia de Um Iogue.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square

ENTRE EM CONTATO

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Endereço: R. Borges Lagoa 508 - São Paulo, SP 040038-000

Contato@cura-te.org.br

Conheça o projeto

Você quer nos ajudar a continuar esta obra?

amigos do Cura-te logo.png
WhatsApp-icone.png

 2016 - Cura-te © Todos os direitos reservados - CNPJ: 31.171.222/0001-09