O que é Auriculoterapia?


A Auriculoterapia é uma terapia de origem chinesa que especifica a região das orelhas como principal foco para diagnosticar, prevenir e tratar problemas de saúde, sejam físicos, psíquicos ou emocionais, através de determinados pontos nas orelhas, os chamados pontos auriculares.

Esses pontos podem ser estimulados através de agulhas, laser, sementes ou outros objetos metálicos ou magnéticos, de modo a criar ligações com nossos órgãos, sistemas e membros do corpo, desde os nervos aos músculos. É como uma acupuntura específica na região das orelhas em busca do equilíbrio corporal.


Para que serve auriculoterapia?

Serve como um tratamento complementar para aliviar sintomas relativos a problemas de saúde como dores crônicas, dores agudas, depressão, ansiedade, crises psicológicas, tratamento de vícios, obesidade, enxaqueca, insônia, tensão muscular, dentre outros.

Não é uma cura imediata, e sim um tratamento progressivo que, em paralelo aos tratamentos básicos de cada condição de saúde, acelera os efeitos. Pode ser feita em crianças, jovens, adultos e idosos, sem restrições.


Benefícios da auriculoterapia

  • Rapidez e eficácia na melhora de várias condições de saúde;

  • Contribui para tratamentos de condições físicas e psicológicas;

  • Pode ser um método alternativo de tratamento para fugir de medicamentos fortes, como antidepressivos e até anticonvulsivos; consulte o médico para confirmar a substituição, varia de caso para caso;

  • Método que melhora a energia da pessoa, reduzindo desde cansaço físico a psicológico;

  • Método alternativo que ajuda a emagrecer;

  • Método saudável sem efeitos colaterais.


Auriculoterapia funciona?

Sim, pode acreditar. Pode parecer um método meio surreal que através de pontos na orelha o corpo busque mais equilíbrio, mas é muito verdade. Prova disso é que a Organização Mundial da Saúde reconhece a auriculoterapia e acupuntura de outras regiões com eficiente no tratamento complementar de diversas condições de saúde. Claro que há limites, como dores crônicas ou casos inoperáveis mais graves, por exemplo, onde os alívios de sintomas são temporários e voltam em pouco tempo.


Auriculoterapia dói?

A aplicação das agulhas finas nas orelhas é indolor! Mas não se preocupe, pois se você tem fobia de agulhas, saiba que nem todo método de auriculoterapia é feito com agulhas, e sim com fixação de sementes ou outros objetos específicos.

Com as agulhas, pode haver um incômodo ou outro, mas é considerado um tratamento suportável por 90% das pessoas; o restante sente incômodo e compara a dores por conta do seu próprio nível de sensibilidade a sentir dor.


Auriculoterapia para emagrecer

A ansiedade é uma das principais causas do ganho de peso na vida das pessoas, pois causa distúrbios alimentares como comer demais e até problemas digestivos.

E a ansiedade é justamente uma área que a auriculoterapia ajuda a tratar, e isso pode ajudar muito no seu plano de perda de peso.

Mas vá com calma, pois auriculoterapia não emagrece diretamente, e sim complementa sua rotina de alimentação balanceada e exercícios físicos, os quais nunca podem faltar para quem tem esse objetivo de emagrecer com saúde.


Principais pontos da auriculoterapia

Cada ponto estratégico na orelha é relativo a algum ponto de equilíbrio de alguma condição de saúde em nosso corpo. Confira abaixo os principais pontos mais comuns em tratamentos:


Fonte: www.blogdakamaleoah.com



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square

ENTRE EM CONTATO

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Endereço: R. Borges Lagoa 508 - São Paulo, SP 040038-000

Contato@cura-te.org.br

Conheça o projeto

Você quer nos ajudar a continuar esta obra?

amigos do Cura-te logo.png
WhatsApp-icone.png

 2016 - Cura-te © Todos os direitos reservados - CNPJ: 31.171.222/0001-09