Cromoterapia: o poder das cores

29.08.2018

O uso da cromoterapia é verdadeiramente holístico. É tratamento não invasivo e poderoso que remonta a milhares de anos, conforme comprovado em textos antigos encontrados na Índia, China e Egito.

A cor é simplesmente a luz de diferentes comprimentos de onda e, como tal, é uma forma de energia, que neste caso transformar-se em terapia. A energia da luz afeta todas as células vivas. Esta terapia estimula os centros nervosos e trabalha com problemas relacionados a deficiências de energia que podem causar desgaste físico e mental.

 

 

Usadas de maneira correta, essas diferentes frequências de luz, ou de cor, podem ter um efeito profundo de cura sobre toda a criação, humanos ou não. É um fato científico de que tudo tem sua própria uma vibração. E a terapia das cores visa equilibrar e fortalecer centros de energia, os chakras, em nosso corpo. São Usadas sete cores num espectro luminoso, contribuindo para estimular o processo de cura. Funciona como um catalisador, e incentiva o funcionamento normal e saudável do corpo. A cor está em todos os lugares e deve ser utilizada como parte da vida cotidiana. Um especialista em cromoterapia pode explicar e aconselhar sobre como usar cores em casa para a saúde e o bem-estar. Absorvemos a energia das cores não só através dos olhos, mas também através da pele e do campo eletro magnético, ou aura.

 

Essa cura pode dar-se em qualquer problema, físico, mental, emocional ou espiritual, para situações específicas, e também para o relaxamento. Pode ser usada com segurança e eficácia, seja sozinha, em complemento à outra terapia, alternativa ou ortodoxa, para adultos, crianças, bebês e animais, ainda que jamais deva ser considerada como substituta do tratamento médico convencional. Mas bem antes da ciência médica ter reconhecido os benefícios do ultravioleta e infravermelho, curandeiros naturais já usavam a cromoterapia no tratamento dos pacientes.

 

Tratamento

Uma sessão de terapia é feita em um quarto escuro, com slides coloridos ópticos, aparelhos de cromoterapia ou com um projetor de slides simples. A cor pode ser aplicada em partes do corpo, ou nele inteiro. A pessoa que receber este tratamento deve ser relaxada e concentrada na cor aplicada. As luzes podem ser usadas constantemente ou ritmicamente. A técnica da água solarizada é uma maneira simples e barata de aplicação de cores para o corpo. Água, quando exposto à luz solar em um recipiente de cor, pelo menos uma hora, irradia-se e assume uma parte da energia vibracional dessa cor em particular. Usando o mesmo método também pode preparar o açúcar solarizado ou óleo.

 

As cores

Todas as cores, dependendo de suas características, tem poderes de cura, e cada cor é aplicada para diversas doenças. Disciplinas orientais consideram, há séculos, a importância dos centros de chacras de energia. Cada chacra corresponde uma determinada cor de luz, que deve ser aplicada a esse ponto de equilíbrio energético natural do corpo.

 

. 1 • Chakra na coroa da cabeça: violeta.
. 2 • Chakra do terceiro olho, no centro da testa: anil.
. 3 • Chakra da garganta: turquesa, azul e céu azul.
. 4 • Chakra do coração: verde.
. 5 • Chakra do Plexo Solar: amarelo.
. 6 • Chakra base: vermelho.
. 7 • Chakra da alma: laranja.

 

Vermelho:

• Ativa o sistema circulatório. Estimula o processo de aprendizagem e concentração, e aumenta a força de vontade e a constância. Ideal para lutar contra o cansaço no corpo. Recomenda-se a incorporar vermelho em uma sala utilizada para o estudo, pois estimula a criatividade. Também é recomendado se precisar escrever, ler ou realizar qualquer tarefa intelectual.

 

Laranja:

• Útil para esgotamento nervoso. Levanta o espírito e deixa uma sensação de euforia.
Se levar uma vida sedentária, incorporando essa cor em seu entorno, pode ser estimulada a força de vontade. Faz querer levantar e se movimentar.

 

Amarelo:

• Relaxa os músculos e reduz o excesso de preocupação. Ajuda em situações em que se está pessimista ou insatisfeito. Usar roupa amarela durante o dia pode levantar a energia e dormir em um quarto amarelo irá ajudá-lo a acordar de manhã.

 

Verde:

• Regenera as células do corpo, relaxa os músculos e alivia a vista cansada. Alivia as tensões e agressões, e renova o otimismo. Esta cor é indicada para aliviar a dor, ou pode ser usada para acalmar dores. É ideal para uma sala usada para descanso.

 

Azul:

• Esta cor dá uma sensação de relaxamento e serenidade. Ajuda a superar medos. Uma massagem sob a luz azul pode ajudar a aliviar a dor e dá resultados imediatos. Ajuda a recuperar do cansaço e faz outras terapias surtirem maior efeito, como a massagem, que será mais eficaz.

 

Violeta:

• Desintoxica o corpo, apoiando a expulsão de toxinas e melhora o fluxo de oxigênio para as células. Estimula a atividade cerebral, pois estimula o fluxo sanguíneo para o cérebro, ativando a intuição e a inspiração. Essa cor é a cor perfeita, no local de trabalho, ou onde seja preciso usar o poder do cérebro, porque reduz o stress e a tensão.

 

Branco:

• Fortalece o sistema imunológico. Produz um estado de energia positiva e bom humor. É a melhor cor para ter dentro de casa afim de manter um espírito calmo e uma energia constante.

 

Fonte: www.vix.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Quem doa amor nem imagina o enorme bem que faz para toda a humanidade.

1/1
Please reload

Posts Recentes