10 Dicas Para a Saúde Mental na Quarentena

O planeta está passando por um momento desafiador devido ao COVID-19, e com a exposição excessiva de informações que estamos recebendo, é extremamente importante focarmos a atenção em alternativas para mantermos o equilíbrio de nossa saúde mental. A nova era nos convida a desacelerarmos e meditarmos no propósito maior de todos esses acontecimentos. A quarentena e o isolamento podem parecer difíceis, porém no artigo de hoje você poderá conferir dicas para ressignificar essa realidade, e perceber uma grande oportunidade de transformação. Confira abaixo algumas sugestões: ​1. Crie uma rotina Planejar uma rotina é essencial para um dia mais leve e fluído, focar na organização faz com que você se sinta satisfeito, sem pendências e evitará frustrações. Para manter o equilíbrio da sua saúde mental é extremamente importante um boa noite de sono, evite dormir muito tarde e ao acordar tenha cuidado em prorrogar o despertador. Com certeza trabalhar e fazer as atividades de casa proporcionarão alguns benefícios, sabe aquele tempinho que estaria no trânsito? Aproveite para descansar um pouco mais, porém não exceda os limites. Inicie o seu dia com uma meditação e um bom café da manhã, o suco verde é uma ótima opção. Atenção! Quando iniciar as tarefas, evite ficar na cama trabalhando de pijama, pois pode ser uma medida pouco produtiva. Vista-se com roupas confortáveis e crie um ambiente agradável para realizar as suas atividades. Procure se alimentar bem e não utilize do Home Office uma desculpa para trabalhar mais horas do que o necessário. Encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é muito importante, caso contrário, você estará prejudicando a sua saúde mental. 2. Evite o excesso de informações Você sabia que um dos principais fatores da ansiedade é o excesso de informação? Nesse momento em que a sociedade está passando, somos bombardeados por notícias a todo tempo, potencializando assim nossos níveis de ansiedade. Durante a quarentena, evite ler qualquer matéria na internet e procure fontes confiáveis. Não fique o dia todo assistindo aos noticiários, defina um horário para se informar, filtre tudo o que você lê e fique atento com as fake news. Quando perceber que está se sentindo mal por tanta informação, dê um tempo dos sites de notícias e vá fazer atividade que te faça bem. Fortaleça os cuidados necessários nesse momento e mantenha a calma! 3. Pratique meditação A meditação é uma ferramenta de autoconhecimento muito valiosa, que já está no cotidiano de muitas pessoas e poderá nos ajudar muito nesse momento. Para a prática, você precisa apenas se sentar em uma posição confortável, fechar os olhos e não se prender a nenhum dos pensamentos que lhe ocorrerem. Caso nunca tenha praticado, utilize aplicativos com meditações guiadas ou acesse vídeos no Youtube, que poderão ser úteis no começo. Algumas dicas são: Insight Timer, Headspace, Apps Insight Timer, 5 minutos e Sattva. A meditação irá te ajudar a diminuir os níveis de ansiedade e estresse, além de ser benéfica para o fortalecimento do seu sistema imunológico. Afinal, quando a nossa mente está equilibrada, o corpo fica mais forte também, dificultando a manifestação de doenças. 4. Dedique um tempo para uma boa Leitura Em tempos de quarentena utilize a tecnologia de maneira benéfica, na internet você encontra diversos sites de e-books gratuitos sobre inúmeros assuntos que você possa imaginar. Ler só te trará benefícios! Veja alguns sites que disponibilizam de forma gratuita esse tipo de produto e facilitam o acesso da população a diversos títulos: Amazon, eBooks Brasil, OpenLibrary, Saraiva, Biblioteca Mundial Digital, Livraria Cultura, Project Gutenberg. A leitura é um dos exercícios mais completos que existem para a nossa mente, ela é capaz de estimular diversas áreas do nosso cérebro, e o melhor de tudo é extremamente terapêutica. Quando abrimos um livro, não importando qual assunto ele trata, acabamos por mergulhar toda a nossa atenção para a história que está sendo ali contatada, imaginando cenários, personagens, e sentindo emoções diversas desencadeadas pelos enredos. Confira algumas dicas de leituras: Formas Pensamento – Annie Besant O Poder do Silêncio – Eckhart Tolle O Poder do Agora – Eckhart Tolle Nos domínios da Mediunidade – Chico Xavier O Livro dos Espíritos – Allan Kardec O Caibailion – Willian Walker Atkinson Anúncios Arte Cavalheiresca Arqueiro Zen – Monja Coen Storytelling – Carmine Gallo Além de todo o aprendizado adquirido nos livros de autoconhecimento, a leitura traz muitos benefícios, como: Reduzir estresse; Melhorar o sono; Combater a ansiedade; Auxiliar na neuroplasticidade; Expandir a memória; Ajudar na concentração; Aprimorar conhecimentos. Aproveite, use seu tempo com sabedoria! 5. Organize seu o guarda-roupa e aproveite para fazer Doações! Sabe aquela bagunça que você procrastinava e nunca arrumava tempo para organizar? A hora é agora! Abra seu guarda-roupa, armários e gavetas, faça uma limpa geral, com certeza encontrará muitas coisas que já não tem mais utilidade para você, mas que pode ser útil para outra pessoa. O momento que estamos vivendo é de solidariedade, separe roupas, livros, utensílios que só estão bloqueado o fluxo de suas energias e faça uma doação. Com certeza perceberá um bem-estar tanto na harmonização do seu lar e também em seu interior. 6. Fique com a sua Família Na correria da rotina de trabalho e estudos, muitas vezes todo mundo esquece de manter uma maior conexão com os seus familiares, e isso é normal. Aproveite essa época de isolamento para se aproximar e se aconchegar a sua família. Convide eles para participarem dessas atividades descritas acima, acalme o seu peito e também acalme o peito de cada um que está em casa com você. Trabalhem juntos para que a mente de todos se mantenha saudável e o desespero não faça parte dos dias. 7. Faça um Painel dos Sonhos Você tem conseguido alcançar seus objetivos ou acaba se perdendo em meio ao dia a dia? Você tem lutado pelos seus sonhos ou apenas tem pago os boletos e deixado a vida lhe levar? São muitas coisas que gostaríamos que nos acontecesse, mas será que há um modo para nos ajudar? Sim, o Mapa dos Sonhos! O mapa dos sonhos é uma ferramenta muito útil para te ajudar nessa estrada, porque através dele você consegue ter uma visão mais clara de todos os seus desejos e consequentemente ficar mais próximo de realizá-los, tanto por saber o que quer, quanto por causa daquela velha e incrível lei da vida: a lei da atração. Antes de começar medite em todos os objetivos e conquistas que deseja alcançar. Para a elaboração do seu painel dos sonhos, você pode recortar revistas antigas ou pesquisar na internet imagens que melhor representam os seus sonhos, a criação é livre, deixe sua criatividade manifestar. 8. Cuide do seu corpo Faça atividades físicas e cuide da sua alimentação. Coma frutas, vegetais, alimentos que fazem bem para o seu sistema imunológico e pratique exercícios. Evite abusar de bebidas alcoólicas e não use drogas, mantenha a sua mente leve para que você consiga manter a calma em todas as situações. Lembre que a prática de exercícios físicos faz com que o cérebro libere endorfina e substâncias químicas que promovem o relaxamento! 9. Faça terapia online Muitos pacientes e psicólogos já estão migrando as sessões de terapia do consultório presencial para o online. Esta é uma medida recomendada para evitar o contágio do coronavírus e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde mental. Caso você já faça terapia, não deixe de realizar as sessões por conta do isolamento. Converse com o seu psicólogo sobre a possibilidade da prática ser realizada online, pois isso é bom tanto para o profissional que não perde a sua renda, quanto para o indivíduo que continua saudável. A terapia é uma grande aliada em diferentes momentos de nossas vidas e agora não poderia ser diferente. Um profissional especializado pode ser essencial para te ajudar a lidar com o medo e pânico excessivos, portanto, não hesite em procurar um psicólogo ao menor sinal de problemas. 10. Assista vídeos, filme e séries O Youtube é uma plataforma imensa de compartilhamento de vídeos que possui diversos tipos de conteúdo. Você pode procurar por vídeos para fazer exercícios em casa, aprender dança ou a tocar algum instrumento, pode buscar por canais de humor para dar algumas gargalhadas, aprender mais sobre culinária caso você não saiba cozinhar muito bem e também assistir a alguns vídeos para fugir das notícias ruins que aparecem na televisão a todo o momento. Transforme a dificuldade em oportunidade!

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta